sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Mês do cachorro louco?

Agosto é popularmente conhecido como o "mês do cachorro louco". Mas você sabe por quê? Dizem que nesse mês os cães ficam com raiva... Mas raiva de quê? Porque os bichos estão de mal com a vida neste mês? Ou amalucados?

Claro que há uma explicação científica para o título, ainda que muito vaga. Na verdade, não se trata de raiva no sentido literal da palavra, mas sim um vírus que em agosto tem o maior pico de transmissão entre os animais porque há uma maior concentração de cadelas no cio, em decorrência das condições climáticas. Especialistas dizem que a briga pelas cadelas no cio também é um grande fator para o contagio: os cachorros acabam se machucando, abrindo feridas e se contaminando.

Por isso é tão importante vacinarmos nossos animais de estimação.

Mas o fato é que essa crendice popular acabou pegando, e o mês ficou conhecido por carregar "energias negativas".

Contra isso, os mais folclóricos costumam buscar proteção em figas, pés-de-coelho, trevos, medalhinhas de santos e outros tantos símbolos populares.


Bom, alguns fatos políticos ocorridos no mês de agosto ajudam a reforçar a tese:


24/08/1954
- Tido como o maior estadista que o Brasil já teve no governo, o presidente Getúlio Vargas se suicida, no Rio de Janeiro, para escapar à pressão dos adversários que o atacavam, aproveitando o "mar de lama" que havia invadido seu governo;

25/08/1961
- "Forças ocultas" levam Jânio Quadros a renunciar, deflagrando uma crise política. O vice, João Goulart, que estava em viagem à China, termina vítima de um golpe militar dois anos depois;

27/08/1969
- Segundo general a assumir a Presidência depois do golpe de 64, Costa e Silva sofre uma trombose e é afastado do governo. Quatro dias depois, uma junta formada pelos três ministros militares assume o poder, excluindo o vice-presidente Pedro Aleixo, que era civil.

22/08/1976
- O ex-presidente Juscelino Kubitschek morre em um acidente automobilístico cujas causas até hoje não foram bem esclarecidas;

25/08/1992
- A CPI do PC aprova o relatório final dos trabalhos, incriminando o presidente Fernando Collor e deflagrando o processo de impeachment.

É mole?


Mas nem só de tragédias vive o mês de agosto.

Foi neste mês que nasceram diversos escritores importantes, como os brasileiros Antônio Gonçalves Dias, Jorge Amado, Millôr Fernandes, o francês Guy de Maupassant e o americano Charles Bukowski. Foi em agosto, também, que nasceu um dos maiores gênios das artes plásticas: Andy Warhol. Durante o mês, falaremos um pouquinho mais sobre estas personalidades.

Como se vê, agosto não é só um mês de desgosto!


Nenhum comentário: